Texto: “Meu
Primeiro Beijo” (Antonio Barreto)
Atividades propostas para o 8º ano:
1º Ativação de
conhecimento de mundo.
. Questionar sobre o título;
. Discutir o tema;
. Verificar o que eles apresentam referente a
sexualidade, formação familiar,diálogo com os pais,etc.;
. Retirar as experiências sobre o primeiro beijo.
2º Localização de informações.
.Leitura do texto preocupando-se com a entonação;
. Retomar a discussão, buscando informações de elementos
estruturadores da tipologia do gênero. Espaço físico, personagens, tempo, foco
narrativo, etc.
. Associar informações com sua própria vivência.
3º Produção de inferências globais e locais.
.Levantamento do vocabulário e questionamento sobre quais
palavras eles desconhecem;
.Induzir o nível
de escolaridade dos alunos;
. Perceber e caracterizar os personagens. O porquê dos
apelidos para o menino: Para Celso,
Cultura Inútil? Quanto a narradora/personagem, como seria
como aluna?
4º Recuperação do conteúdo de produção.
. Perceber a intencionalidade do autor, estilo, época de
produção da crônica, público alvo, etc.
5º Percepção das relações de intertextualidade.
. Abordar e comparar outros textos, filmes, novelas,
livros, etc. que tenham o mesmo tema.
. Como exemplos: O Primeiro Beijo, Clarice Lispector. O
beijo de duas mulheres, apresentado na novela Amor e Revolução.
6º Percepção de outras linguagens.
. Pesquisar em parceria com o professor de Ciências a
questão da puberdade/mudanças no corpo, termos científicos, etc.
. Observar presença da linguagem coloquial;
. Questionar duração e valores éticos na questão de
relacionamentos entre adolescentes, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário