domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem


Texto:  “Meu Primeiro Beijo” (Antonio Barreto)

              Atividades propostas para o 8º ano:
1º Ativação de conhecimento de  mundo.
. Questionar sobre o título;
. Discutir o tema;
. Verificar o que eles apresentam referente a sexualidade, formação familiar,diálogo com os pais,etc.;
. Retirar as experiências sobre o primeiro beijo.

2º Localização de informações.
.Leitura do texto preocupando-se com a entonação;
. Retomar a discussão, buscando informações de elementos estruturadores da tipologia do gênero. Espaço físico, personagens, tempo, foco narrativo, etc.
. Associar informações com sua própria vivência.

3º Produção de inferências globais e locais.
.Levantamento do vocabulário e questionamento sobre quais palavras eles desconhecem;
.Induzir  o nível de escolaridade dos alunos;
. Perceber e caracterizar os personagens. O porquê dos apelidos para o menino: Para Celso,
Cultura Inútil? Quanto a narradora/personagem, como seria como aluna?

4º Recuperação do conteúdo de produção.
. Perceber a intencionalidade do autor, estilo, época de produção da crônica, público alvo, etc.

5º Percepção das relações de intertextualidade.
. Abordar e comparar outros textos, filmes, novelas, livros, etc. que tenham o mesmo tema.
. Como exemplos: O Primeiro Beijo, Clarice Lispector. O beijo de duas mulheres, apresentado na novela Amor e Revolução.

6º Percepção de outras linguagens.
. Pesquisar em parceria com o professor de Ciências a questão da puberdade/mudanças no corpo, termos científicos, etc.
. Observar presença da linguagem coloquial;
. Questionar duração e valores éticos na questão de relacionamentos entre adolescentes, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário