domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

Texto: “Avestruz” (Mário Prata)
             Atividades propostas para o 6º ano:

1º Ativação de conhecimento de mundo.
.Explorar prévio conhecimento sobre a ave. Habitat, características, peso, altura, alimentação, origem, etc.
. Qual será a tipologia do texto? Documentário, crônica, fábula, etc.

2º Localização de informações.
. Identificar o fato principal;
. Perceber tipologia do texto;
. Verificar nome científico (oficial) de alguns animais.

3º Produção de inferências globais e locais.
. Possível motivo pelo qual o garoto sentiu-se atraído pela ave, o porquê dessa escolha?
. Posicionar-se quanto a opinião da narradora,da maneira como Deus criou o avestruz.

4º Recuperação do conteúdo de produção.
.Inferir intencionalidade do autor, perceber suas marcas características (estilo), público alvo, etc.

5º Percepção das relações de intertextualidade.
. Associar passagem bíblica, “A Arca de Noé”.

6º Percepção de outras linguagens.
. Observar presença da linguagem coloquial;
. Confecção de fichas técnicas para um jogo de memória, com registros de nome científico, peso, habitat, etc.
. Excursão ao zoológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário