Texto: “Avestruz” (Mário Prata)
Atividades propostas para o 6º ano:
1º Ativação de conhecimento de mundo.
.Explorar prévio conhecimento sobre a ave. Habitat,
características, peso, altura, alimentação, origem, etc.
. Qual será a tipologia do texto? Documentário, crônica,
fábula, etc.
2º Localização de informações.
. Identificar o fato principal;
. Perceber tipologia do texto;
. Verificar nome científico (oficial) de alguns animais.
3º Produção de inferências globais e locais.
. Possível motivo pelo qual o garoto sentiu-se atraído
pela ave, o porquê dessa escolha?
. Posicionar-se quanto a opinião da narradora,da maneira
como Deus criou o avestruz.
4º Recuperação do conteúdo de produção.
.Inferir intencionalidade do autor, perceber suas marcas
características (estilo), público alvo, etc.
5º Percepção das relações de intertextualidade.
. Associar passagem bíblica, “A Arca de Noé”.
6º Percepção de outras linguagens.
. Observar presença da linguagem coloquial;
. Confecção de fichas técnicas para um jogo de memória,
com registros de nome científico, peso, habitat, etc.
. Excursão ao zoológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário